Segundo especialistas a definição de Marketing Pessoal é: “ uma estratégia que utiliza as ferramentas do marketing tradicional com foco na promoção pessoal. Em vez de promover uma empresa ou produto, o marketing pessoal fortalece o nome e a imagem de um profissional, atraindo maior atenção e influenciando outras pessoas a enxergá-la como referência.
Quer fazer um bom marketing pessoal e não sabe por onde começar? Profissionais do “Educa mais Brasil www.educamaisbrasil.com.br nos mostram dicas úteis e fáceis de como colocar em prática essa habilidade. Confira:
Valorize a comunicação – Uma boa forma de comunicação é imprescindível para transmitir suas ideias de maneira eficiente e direta, para que não existam ruídos e informações mal interpretadas. Por isso, é preciso ser objetivo na hora de transmitir as informações, e saber identificar se o receptor/ouvinte compreendeu o que você disse.
Criatividade e pró atividade – Em uma empresa, você poderá passar por situações em que precisará resolver algum problema sem a ajuda de outra pessoa. Por isso, seja proativo e encontre o problema antes que ele exista, se caso ele chegar a acontecer, seja criativo para encontrar a melhor solução para eliminá-lo. Depois de algum tempo, isso fará parte de sua rotina no ambiente de trabalho, e você terá que lidar com diferentes situações com criatividade e pró atividade, independentemente de sua profissão.
Cuide da aparência – A aparência adequada é fundamental para construir uma boa impressão à imagem pessoal. Hoje em dia, muitas empresas estão bem dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é fundamental reconhecer quando é necessário transmitir uma imagem profissional e pessoal adequada ao ambiente de trabalho. Além do vestuário, essa dica é válida também para o cuidado com os cabelos, maquiagem e acessórios. Lembre-se: sua imagem é o seu cartão de visitas.