De acordo com especialistas, para se sair bem em uma entrevista a preparação começa ao escrever o currículo. “A primeira providência é estruturar o currículo. O currículo deve falar dos resultados que o profissional obteve não só dos conhecimentos e atividades exercidas.
Fale de si mesmo, você precisa saber expressar quem você é, quais suas experiências passadas, seus objetivos e metas para o futuro, seus defeitos e qualidades – sem parecer pretensioso ou modesto demais. Autoconhecimento é a chave para uma entrevista de sucesso.
Fale honestamente sobre seus talentos, suas habilidades e competências e como elas podem se reverter positivamente para a empresa. Saiba que não existe candidato 100% completo. Se lhe falta algum conhecimento técnico, mostre a sua disposição em se aperfeiçoar.
Você não precisa se limitar a responder às perguntas do avaliador. Se tiver dúvidas, pergunte, questione, estabeleça um diálogo. Esse interesse pode resultar em uma impressão positiva. Só tome cuidado para não fazer perguntas óbvias demais, que demonstrem falta de pesquisa prévia.
Procure ser o mais honesto possível em suas respostas e leia bastante sobre o ramo de atividade da empresa, boa sorte.